Qual é o melhor remédio para tosse alérgica?

Hoje trataremos sobre um assunto que interessa a muitas pessoas que sofrem de este problema: qual remédio para tosse alérgica pode ser realmente eficaz.

Mas antes achamos importante esclarecer que a tosse em si mesma não é uma doença, mas um sintoma: o mais frequente nas doenças das vias respiratórias.




No entanto, nem toda tosse é igual, de modo que o seu tratamento também deverá ser diferente. Por esse motivo, é importante que em primeiro lugar seja identificada a causa e o tipo da tosse, especialmente se a pessoa afetada é uma criança ou um idoso.

Mas como reconhecer a tosse alérgica? E como tratá-la? São estas duas das perguntas que responderemos neste post.

remedio para tosse alergicaUma tosse seca resultante de alergia é persistente e improdutiva, causando dor de garganta, aperto no peito, falta de ar e em muitos casos chiado.

Costuma ser relativamente inofensiva, no entanto, pode ser bastante prejudicial quando causa interrupções do sono, dor de garganta e dificuldade em respirar.

Este tipo de tosse é muito comum e costuma ser uma reação do sistema imunológico e a defesa do organismo à presença de substâncias alergênicas identificadas como corpos estranhos, tais como poeira, mofo, ácaros, pólen, pelo de animais, inseticidas, perfumes, produtos químicos irritantes, fumaça de cigarro e muitas outras.




Na hora do médico fazer o diagnóstico, o histórico do paciente é muito importante, especialmente para conhecer seus antecedentes de alergia.

No caso das crianças, é muito provável que, se os pais são alérgicos, seus filhos também sejam.

Para confirmar o diagnóstico, entre outros testes e exames de sangue, se fosse necessário o médico poderia solicitar uma espirometria, realizada para avaliar a capacidade respiratória do paciente.

Qual é o melhor remédio para tosse alérgica?

Confirmado que se trata deste tipo de tosse, normalmente a recomendação médica para tratá-la é a ingestão de anti-histamínicos, associados a um antitussígeno, que ajuda a reduzir o sintoma.

Os anti-histamínicos orais reduzem ou eliminam os efeitos das alergias, pois neutralizam a emissão de substâncias químicas que se produzem quando o organismo entra em contato com um agente alergênico.

Estes medicamentos revertem a inflamação responsável pelos sintomas de congestão, espirros, corrimento nasal, tosse seca e sibilância (chiado no peito).

Entretanto, em alguns casos o médico também poderá recomendar o uso de broncodilatadores e corticosteroides inalados.




A tosse seca resultante da bronco-constrição, um sintoma da inflamação por exposição a substâncias alergênicas, pode ser tratada com inaladores de ação rápida, medicamentos estes que dilatam as vias aéreas.

Dicas para eliminar a tosse alérgica

No entanto, a medida mais eficaz para manter os sintomas sob controle é evitar, na medida do possível, o contato com a substância que causou a reação alérgica.

No caso de alergia aos ácaros, por exemplo, é aconselhável que na hora da faxina se utilize um pano úmido ou eletrostático para remover o pó o máximo possível das superfícies, além de usar produtos de limpeza hipoalergênicos.

Na hora de dormir, é recomendável a utilização de um protetor de colchão e fronhas antiácaro, muito eficazes na eliminação destes micro-organismos, além de travesseiros hipoalergênicos.

A tosse seca noturna pode ser prevenida pela redução da exposição aos alergênicos antes de deitar.

O uso de um vaporizador ou umidificador também é recomendável, pois fornece umidade ao ar. Tomar um banho quente e respirar o vapor também pode ajudar.

Por outro lado, os purificadores de ar melhoram a qualidade do mesmo, reduzindo as substâncias alergênicas.

Para evitar a sensação desconfortável de secura na garganta, beba um chá quente com mel e leite.

A tosse constante também pode ser prevenida chupando balas de mel. O mel cobre a garganta e a boca, criando um ambiente úmido e aliviando a dor.

A água e os sucos de fruta podem ajudar a reduzir a tosse: beba pequenos goles de líquido a cada vez que sentir que se aproxima um ataque de tosse.

Xarope para tosse seca

Você pode preparar seu próprio xarope em casa para tratar este tipo de tosse. Mas lembre-se: se persistir por mais de 10 dias, procure orientação médica.

xarope para tosse secaIngredientes:

– 1 limão (de qualquer tipo)

– 4 colheres (sopa) de mel puro de abelha

– um pedaço de gengibre

– água fervendo.

Modo de preparar:

Corte o gengibre e o limão em fatias sem retirar a casca.

Coloque o limão, o mel e o gengibre em um recipiente de vidro com tampa, misturando bem os ingredientes com a ajuda de uma colher.

Feche bem o recipiente e coloque-o na geladeira, até que se forme uma espécie de gelatina.

Como usar:

Coloque uma colher (chá) do preparado em uma xícara e misture com um pouco de água fervendo.

Beba este remédio caseiro toda vez que sentir que você não consegue controlar um ataque de tosse seca.

O preparado pode ser conservado na geladeira com o vidro bem fechado por até 2 meses.



Esperamos que estas informações sobre qual é o melhor remédio para tosse alérgica lhe sejam de bastante utilidade.

Gostou deste post? Compartilhe-o com seus amigos:
Share on Facebook0Tweet about this on TwitterShare on Google+0Pin on Pinterest0

Deixe o seu comentário

ATENÇÃO: antes de enviar a sua pergunta ou comentário, leia atentamente nossa Política de Comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *