Refrigerante causa artrite?

Atualizado: 05/02/2016

Uma pesquisa realizada por cientistas canadenses e americanos sugere que os refrigerantes e outras bebidas com açúcar podem ser os culpados pelo aumento no número de casos de gota.

Esta doença causa fortes dores nas articulações e pode ocasionar artrite aguda.

O consumo de refrigerante causa artrite?

Segundo o estudo, publicado na revista “British Medical Journal”, homens que tomam dois ou mais copos de refrigerante por dia têm 85% mais chances de desenvolver a doença do que os que tomam menos de um copo.

refrigerante causa artriteOs pesquisadores afirmaram que o aumento de casos de gota nos Estados Unidos coincidiu com o crescimento substancial no consumo de refrigerantes.

Para descobrir se os dois fatos estariam relacionados, os especialistas pesquisaram 46.000 homens sem histórico de gota na faixa dos 40 anos.

O estudo durou 12 anos.

Foram utilizados questionários para investigar o consumo de 130 tipos de comida e bebida, incluindo refrigerantes (dietéticos ou não) e sucos de frutas.

Durante o estudo, foram diagnosticados 755 novos casos da doença.

Os cientistas afirmaram que o risco de desenvolver o problema foi consideravelmente maior entre os homens que consumiram de 5 a 6 copos de refrigerantes por semana.

No entanto, os refrigerantes dietéticos não foram considerados maléficos.

Mas os especialistas alertaram para o fato de que o alto consumo de suco de frutas ricas em frutose, como maçã e laranja, pode desencadear a doença.

Eles acreditam que a frutose, açúcar encontrado em refrigerantes e algumas frutas, seria responsável pela elevação de ácido úrico no sangue.

Isto leva a um depósito de cristais de sódio nas articulações, ocasionando as dores.

Outros fatores associados à doença, como índice de massa corporal, idade, pressão alta e consumo de álcool não foram considerados neste estudo.

Esperamos que tenha gostado deste post sobre se o refrigerante causa artrite aguda.

Gostou deste artigo? Ajude-nos a divulgá-lo:
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on Pinterest

Recomendamos que veja também:

Deixe aqui a sua pergunta ou comentário:

ATENÇÃO: antes de enviar a sua pergunta, leia atentamente nossa Política de Comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *