Quais os benefícios do óleo de coco?

O óleo de coco é um daqueles poucos alimentos que podem ser considerados como “superalimentos”.

Sua combinação exclusiva de ácidos graxos de cadeia média lhe conferem poderosas propriedades medicinais que podem proporcionar importantes benefícios para a saúde.




Combinação única de ácidos graxos

No passado, o uso de óleo de coco foi condenado porque se trata de uma gordura saturada.

De fato, este é um dos poucos óleos vegetais ricos em gordura saturada, com quase 90% da sua composição baseada em ácidos graxos saturados.

No entanto, todos os novos estudos sugerem que o uso deste tipo de gordura na dieta é inofensivo e tem sido amplamente demonstrado que não há nenhuma ligação entre o seu consumo e o risco de doenças cardiovasculares.

Quais os beneficios do oleo de cocoPelo contrário, o óleo de coco contém gorduras chamadas triglicerídeos de cadeia média, que são também encontradas no leite materno e que está mais que comprovado que são altamente benéficas para o corpo, pois são metabolizados de forma diferente aos ácidos graxos de cadeia longa, os mais comuns na dieta habitual.

Os principais benefícios do óleo de coco virgem

A continuação você pode conferir alguns dos benefícios do consumo de óleo de coco virgem que já foram confirmados por estudos científicos.




1- Acelera o metabolismo

Enquanto algumas pessoas ainda estão presas à falsa crença de que tudo é devido à adição e subtração de calorias, a realidade é bem diferente, pois é igual de importante (se não mais) verificar a procedência das mesmas.

Em outras palavras, é diferente uma quantidade de calorias provenientes de hidratos de carbono do que a mesma quantidade proveniente de proteínas ou de gorduras saturadas.

É um fato científico comprovado que diferentes alimentos têm efeitos diferentes sobre o nosso corpo.

Um estudo recente descobriu que a ingestão de 15 a 30 gramas de triglicerídeos de cadeia média pode acelerar o metabolismo em até 5%, ou o que é o mesmo, queimar cerca de 120 kcal para a maioria das pessoas.

2- Previne infecções

O ácido láurico presente no óleo de coco pode matar bactérias, vírus e fungos, ajudando a prevenir ou eliminar infecções.

O ácido láurico é responsável por quase 50% do total de ácidos graxos presentes no óleo de coco.

Quando o óleo é processado pelas enzimas, se forma um monoglicérido chamado monolaurina.




Segundo estudos, tanto o ácido láurico como a monolaurina podem matar microorganismos tais como a bactéria Staphylococcus aureus e o fungo Candida albicans, fontes de infecção em seres humanos.

3- Reduz o apetite

Um dos aspectos mais interessantes do óleo de coco é que, durante o metabolismo dos ácidos graxos que contém, são formados corpos cetônicos que ajudam a reduzir o apetite.

Em um estudo recente, foram fornecidas diferentes quantidades de ácidos graxos de cadeia média para 6 adultos saudáveis.

As pessoas que consumiram uma maior quantidade de ácidos graxos comeram em média 256 calorias a menos por dia do que aquelas que ingeriram ácidos graxos de cadeia longa.

Em outro estudo semelhante com 14 homens saudáveis, se descobriu que aqueles que ingeriram ácidos graxos de cadeia média no café da manhã comeram significativamente menos calorias no almoço.

4- Reduz o colesterol

O óleo de coco pode melhorar o nível de colesterol no sangue, reduzindo o risco de doenças cardiovasculares.

As gorduras saturadas que contém não afetam negativamente o nível de lipídeos sanguíneos, como erroneamente se acreditou durante muito tempo.

As gorduras do óleo de coco elevam o HDL (colesterol bom) e alteram o LDL (colesterol ruim) num subtipo menos prejudicial.

Em um estudo realizado com 40 mulheres, o óleo de coco reduziu o colesterol total e o LDL, ao mesmo tempo em que aumentou o HDL.

5- Melhora a pele e o cabelo

O óleo de coco também pode ser utilizado por via tópica com excelentes resultados: estudos mostram que pode ser muito eficaz para a hidratação da pele e para a proteção e nutrição dos cabelos.

Outras aplicações cosméticas de óleo de coco incluem o seu uso como creme dental, e, acima de tudo, como um colutório (para gargarejos ou higiene das mucosas), pois já foi demonstrado que é eficaz para matar bactérias da boca, melhorar a saúde dentária e eliminar o mau hálito.

6- Reduz a gordura abdominal

O óleo de coco parece ser bastante adequado para reduzir a gordura abdominal, aquela que envolve os órgãos vitais.

Esta gordura, também conhecida como gordura visceral, é a mais perigosa e geralmente é associada com muitas doenças do mundo ocidental.

Em um estudo realizado com 40 mulheres com obesidade abdominal, complementando sua dieta com 30 ml de óleo de coco por dia, as participantes conseguiram reduzir tanto seu índice de gordura corporal como a circunferência da cintura em um período de apenas 12 semanas.

Em outro estudo com 20 homens obesos, se notou uma redução na circunferência da cintura de 2,86cm depois de apenas 4 semanas de tratamento com 30 ml de óleo de coco por dia sem qualquer outra alteração na dieta.



Isso é tudo por hoje, esperamos que tenha gostado deste post sobre quais os benefícios do óleo de coco.

Gostou deste post? Compartilhe-o com seus amigos:
Share on Facebook0Tweet about this on TwitterShare on Google+11Pin on Pinterest0
8 Comentários

Deixe o seu comentário

ATENÇÃO: antes de enviar a sua pergunta ou comentário, leia atentamente nossa Política de Comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *