Quais os alimentos antioxidantes naturais

O aumento de doenças como câncer de mama, do intestino, hipertensão arterial, diabetes, doenças cardiovasculares e degenerativas, despertou na população um maior interesse em saber quais os alimentos antioxidantes naturais que podem trazer mais benefícios para a saúde e ajudar na cura de doenças.

Em busca disso, surgiram os alimentos funcionais, definidos como “alimentos semelhantes aos convencionais em aparência, que, além de satisfazer os requerimentos nutricionais, produzem benefícios específicos à saúde, à capacidade física e mental”.




Os alimentos funcionais incluem uma ampla variedade de alimentos, contendo diferentes componentes que afetam diversas funções corporais.

quais os alimentos antioxidantesMais do que nutrir, fornecem ao organismo substâncias que auxiliam na prevenção e no tratamento de doenças.

São potentes antioxidantes naturais, ou seja, tem capacidade para combater os temidos radicais livres, que em excesso comprometem o bom funcionamento do organismo e aceleram o envelhecimento.

Assim, quando ingeridos regularmente, podem reduzir o risco do desenvolvimento de diversos problemas de saúde, como o câncer, colesterol, pressão alta, problemas intestinais, etc.




Dessa forma, temos um bom motivo para incluí-los na dieta.

Quais os alimentos antioxidantes principais e seus benefícios para a saúde

Aveia
Rica em beta-d-glucanas. Ajuda a diminuir o colesterol sérico total e também os níveis de colesterol ruim, o LDL. Estudos mostram efeito protetor no desenvolvimento de câncer de cólon.

Alho
Rico em compostos sulfurados. Reduz a pressão arterial e protege o coração ao diminuir a taxa de colesterol ruim e aumentar os níveis do colesterol bom, o HDL Pesquisas indicam que pode ajudar na prevenção de tumores.

Azeite de Oliva
Composto por gordura monoinsaturada (ômega 9), auxilia na redução do colesterol total e LDL.

Castanha do pará
Rica em gordura monoinsaturada (encontrada também no azeite) e gordura poliinsaturada (encontrada no peixe).

Ajuda a baixar os níveis do colesterol ruim e a aumentar os do colesterol bom. Devido as altas concentrações de selênio, estudos mostram que retardam o envelhecimento.

Cenoura
Fonte de betacaroteno, tem como propriedade fortalecer o sistema imunológico.

Tomate
O licopeno, pigmento que dá cor ao tomate, é considerado uma arma poderosa na prevenção do câncer de próstata.




Peixes marinhos de águas frias
Os peixes ricos em ômega 3, como a sardinha, o bacalhau e o salmão, previnem infartos e derrames, ao baixar os níveis de triglicérides e de LDL.

Chá Verde
Rico em catequina, Auxilia na prevenção de tumores malignos. Estudos indicam ainda que pode diminuir as doenças do coração, prevenir pedras nos rins e auxiliar no tratamento da obesidade.

Soja
Ajuda a reduzir o risco de doenças cardiovasculares. Também ajuda a amenizar os incômodos da menopausa e a prevenir o câncer de mama e de cólon.

Uva e vinho tinto
Ricos em flavonóides , antioxidantes que diminuem o risco de câncer e doenças cardiovasculares.

Contudo, você deve estar ciente que tais alimentos não são milagrosos: eles devem fazer parte de uma alimentação equilibrada, pois não adianta consumir alimentos com propriedades funcionais e também outros alimentos de péssima qualidade.

Fonte principal: Blog Vida Saudável



Esperamos que tenha gostado deste post sobre quais os alimentos antioxidantes, também chamados de alimentos funcionais.

Gostou deste post? Compartilhe-o com seus amigos:
Share on Facebook0Tweet about this on TwitterShare on Google+0Pin on Pinterest0
5 Comentários

Deixe o seu comentário

ATENÇÃO: antes de enviar a sua pergunta ou comentário, leia atentamente nossa Política de Comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *