Os alimentos que contêm cálcio

Hoje trataremos sobre quais são os alimentos que contêm cálcio, além do leite e seus derivados.

Este incrível mineral não só é bom para manter os ossos e dentes saudáveis e fortes, mas também ajuda a que os músculos se movimentem e os nervos possam transmitir as mensagens do cérebro às diferentes partes do corpo.




Além demais, ajuda o corpo a manter os vasos sanguíneos saudáveis, a regular a pressão arterial e inclusive a prevenir a resistência à insulina (que poderia levar à diabetes tipo 2).

Os adultos devem consumir aproximadamente 1000 mg de cálcio ao dia, mas, lamentavelmente, a maior parte da população não consome o suficiente.

alimentos que contem calcioUm dado curioso é que a vaca não consome leite de nenhum outro animal para obter o cálcio do seu próprio leite.

A vaca come pasto, um vegetal de folhas verde escuras. Por aqui já podemos começar a imaginar quais são os alimentos mais ricos em cálcio…

Outro dado curioso é que somos a única espécie que consome leite de uma outra espécie e ainda por cima depois de ocorrido o desmame.

Se observarmos o reino animal, poderemos perceber que os outros mamíferos só tomam leite enquanto são muito novos.

Uma vez desmamados, nunca mais tomam leite.




Quais são os alimentos que contêm cálcio?

A grande maioria das pessoas acredita que é necessário consumir leite de vaca ou alguns dos seus derivados para obter as quantidades suficientes de cálcio que o nosso organismo necessita.

Ainda por cima, alguns profissionais de saúde recomendam aos seus pacientes consumir leite de vaca para repor a quantidade deste mineral necessária para os nossos ossos, como se esta fosse a única fonte existente na natureza…

Eu não posso tomar leite de vaca, vou adoecer por falta de cálcio?

É importante neste ponto que salientemos o seguinte: é cada vez maior o número de pessoas com intolerância à lactose.

Estas pessoas não podem sob nenhuma circunstância consumir leite ou seus derivados, sob pena de sofrer sérios distúrbios digestivos.




Felizmente, para os que não podem consumir ou simplesmente não gostam do leite, isto não passa de mais um mito, pois existem excelentes fontes de cálcio de origem vegetal.

Entre elas, podemos encontrar alguns vegetais folhosos de cor verde escura, legumes, frutas, sementes, leite de soja e algas.

Entre os vegetais folhosos de cor verde escura, couve, repolho, brócolis, agrião e salsa são boas escolhas.

Outros vegetais que contêm cálcio são: quiabo, ervilhas, feijões, grão de bico, laranja, figo e passas, assim como algumas sementes, como as nozes, amêndoas e tahini (sementes de gergelim moído).

O leite de soja e alguns dos seus derivados, como o tofu, também possuem cálcio, sendo que muitas vezes ainda são enriquecidos com este mineral.

Por outro lado, tem alguns alimentos processados, como sucos de frutas e cereais, que são enriquecidos com cálcio.

Como se tudo isto fosse pouco, as águas minerais geralmente também têm uma boa concentração de cálcio.

Como podemos ver, se fizermos boas escolhas, não dependeremos dos laticínios como fonte exclusiva na nossa dieta deste mineral tão importante para a nossa saúde.

A importância da vitamina D

Finalmente, cabe destacar que comer alimentos ricos em cálcio não é a única consideração em relação à manutenção dos níveis deste mineral adequados ao nosso organismo.

A vitamina D é absolutamente necessária para a correta absorção do cálcio.

Sem ela, o cálcio ingerido seria eliminado e não chegaria às nossas células.

Uma boa fonte desta vitamina é a ação da luz solar sobre nossa pele, entretanto, é aconselhável que façamos uma reposição dela por meio de bons suplementos nutricionais.



Esperamos que tenha achado úteis estas informações sobre os alimentos que contêm cálcio.

Gostou deste post? Compartilhe-o com seus amigos:
Share on Facebook0Tweet about this on TwitterShare on Google+0Pin on Pinterest0
14 Comentários

Deixe o seu comentário

ATENÇÃO: antes de enviar a sua pergunta ou comentário, leia atentamente nossa Política de Comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *