Como controlar a hipertensão sem remédios

Atualizado: 14/05/2017

O mal atinge 30 milhões de brasileiros. E mais de 90% dos hipertensos não cuidam do problema de forma adequada.

Mas é possível controlar a hipertensão sem remédios?

Para começar, hipertensão não é “doença”.

Essa ‘conquista extraordinária’ só acontece após anos e anos de abuso em relação ao organismo. 

Elas se esqueceram completamente que o homem caminhou sobre a superfície da Terra por mais de três milhões de anos e que essa evolução fez dele um animal do movimento.

controlar a hipertensão sem remédiosSedentarismo, alimentação gordurosa e estresse são os principais fatores

O sedentarismo em primeiro lugar, mais a alimentação anárquica e gordurosa se transformam numa bomba relógio com tempo marcado para explodir.

Se juntarmos a isso o álcool e o fumo adiantamos mais ainda seus ponteiros.

É impressionante como as pessoas não se gostam e como elas não se protegem.

Muitas chegam a deixar de cuidar até mesmo do seu sono, deixando o fundamental repouso para muitas horas após seu organismo tê-lo solicitado.

Fatores genéticos

Existem fatores genéticos que também influenciam para que determinado número de pessoas sejam hipertensas ou se tornem mais sensíveis à hipertensão.

Mas esse percentual é muito baixo e de forma nenhuma explica a quantidade absurda de pessoas com pressão alta.

Como surge a pressão alta

O nosso coração tem a função de atender com eficiência todos os tecidos do organismo. Se a pessoa adquire muita gordura, cria uma área geográfica muito maior para o coração atender.

Toda essa gordura é tecido vivo e necessita de nutrientes.

O sangue tem que chegar em todos os departamentos do corpo, para atender células ávidas por oxigênio, mesmo que elas não tenham nenhuma função, como é o caso das gorduras em excesso.

Outro grande problema da hipertensão, é justamente a circulação sanguínea ‘enterrada’ – por gordura – do homem moderno totalmente alheio ao movimento.

A dificuldade do sangue em passar por esses “encanamentos” muito estreitos, obriga invariavelmente o coração a aumentar a sua pressão.

Como controlar a hipertensão sem remédios

Ao se lançar numa atividade física, a pessoa emagrece, o que já facilita a circulação sanguínea, – porque ‘desenterra’ os vasos das gorduras.

O movimento sistemático e agradável – caminhada ou corrida de acordo com o momento cardiovascular de cada um – vai, entre dezenas de outras maravilhas, aumentar a luz do vaso, que é o calibre das artérias, arteríolas e capilares.

Com a atividade física regular, o sangue passa a circular com mais suavidade e abundância por estes intrincados encanamentos do nosso corpo.

Desta maneira, são oferecidas ao coração condições ideais de trabalho, tornando mais fácil esta incrível tarefa de levar vida a todas as células do organismo, regularizando a pressão arterial.

A dosagem do remédio poderá ser diminuída gradativamente, até sua completa suspensão autorizada pelo cardiologista.

Então, o coração não precisará mais se esforçar tanto, criando essa pressão inconveniente para cumprir seu papel fundamental para a manutenção da vida.

Fonte principal: Nuno Cobra – Formado pela Escola de Educação Física de São Carlos e pós-graduado pela Universidade de São Paulo. 

Esperamos que tenha gostado deste artigo sobre como controlar a hipertensão sem remédios.

Gostou deste artigo? Ajude-nos a divulgá-lo:
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on Pinterest

Deixe aqui a sua pergunta ou comentário:

Antes de enviar uma pergunta, leia nossas Regras Para Comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *