Tem soluções eficazes para a presbiopia ou vista cansada?

Não tem como evitar, mais cedo ou mais tarde acontece com todo mundo. Portanto, não pense que aconteceu só com você quando começar a perceber que sua visão não é mais a mesma.

Assim, você poderá estar enfrentando um fenômeno conhecido como presbiopia, que geralmente se manifesta entre os 40 e 45 anos de idade, para avançar inexoravelmente ao longo dos anos.




O que é presbiopia?

Trata-se de um problema natural próprio do envelhecimento do cristalino. Portanto, nada pode impedir a sua ocorrência. “Mas por que acontece isso?“, você pode estar se perguntando.

o que é presbiopiaSimplesmente porque nosso cristalino, que é a lente natural com a qual focamos as imagens, começa a sentir a passagem do tempo e perde a sua flexibilidade, de modo que piora a sua capacidade de focar objetos próximos.

É como se o “zoom” da nossa câmera ocular começasse a funcionar cada vez pior.

As alterações na curvatura da lente, no crescimento continuo e na perda de força dos músculos ciliares (músculos que relaxam e esticam a zônula, ligamento suspensor do cristalino) também foram identificadas como sendo causas da presbiopia.




Quais são os sintomas da presbiopia?

Os sinais da presbiopia começam a ser sentidos com a fadiga ocular.

A dificuldade de enxergar com pouca luz, de focar objetos próximos ou letras pequenas, são outros sintomas.

A vista cansada torna complexas tarefas tão simples e rotineiras como verificar as mensagens no celular, ler um livro ou até mesmo ler o cardápio de um restaurante.

É clássica a sensação de que as letras estão dançando ou turvas demais. De fato, é bem provável que nos peguemos afastando o telefone, o livro ou o jornal, porque, de forma paradoxal, ficarão mais fáceis de ler.

As manchas que às vezes aparecem na visão de perto, além da visão turva momentânea quando há uma transição entre a visão de perto e de longe, também são sintomas comuns.

A verdade é que o problema acontece entre os 40 e 45 anos com 81% das pessoas afetadas, enquanto que, além dos 65 anos, a percentagem aumenta para 98%.

Dá para fazer alguma coisa para corrigir o problema da vista cansada?

Confrontados com este problema, alguns optam por não fazer nada e se adaptar como podem. Não em vão, 88% das pessoas ignora que sofre de presbiopia.

No entanto, outros percebem que algo está acontecendo e assumem com resignação que chegou o momento de usar óculos. De maneira que marcam uma consulta com o oftalmologista para que os ajude a corrigir o seu problema de visão.




Neste sentido, tem diferentes tipos de óculos dependendo das nossas necessidades:

  • Bifocais: com eles podemos corrigir a visão tanto de longe como de perto.
  • Trifocais: sua finalidade é o foco nas distâncias longas, médias e curtas.
  • Progressivos: talvez este seja o mais popular porque é muito versátil. Assim, a parte superior da lente é usada para a visão de longe, a inferior para a de perto, enquanto que a secção central tem uma graduação progressiva que faz com que todas as distâncias possíveis sejam cobertas.
  • Ocupacionais: particularmente indicados para as pessoas cujo trabalho exige que passem muitas horas na frente da tela do computador.

A verdade é que a presbiopia requer que tomemos ação, porque este fenômeno natural piora com o passar dos anos.

Uma solução eficaz para a vista cansada

Mas agora temos uma terceira alternativa, que nos permite viver mais confortavelmente se sofremos de presbiopia, dizendo adeus aos óculos e lentes de contato.

Assim, podemos optar pela implantação de uma lente intraocular multifocal que substitui o cristalino.

De fato, esta cirurgia leva mais de uma década sendo praticada e se diferencia pela sua segurança, rapidez e procedimento indolor.

Para melhor, com este método não apenas podemos corrigir a vista cansada, mas também outros problemas oculares como a hipermetropia, miopia e astigmatismo, além de colaborar na prevenção das cataratas.

Por outro lado, uma grande vantagem é que após a cirurgia o paciente não precisará mais depender do uso de óculos ou lentes para a presbiopia.

Revisões oftalmológicas são necessárias após os 40 anos

vista cansada sintomas

Se você já tem 40 anos ou mais, deveria assumir que a visão pode começar a apresentar alguns problemas.

Mas não se desespere, porque as revisões periódicas do seu oftalmologista pode lhe ajudar a detectar estes problemas assim que surgirem.

De qualquer forma, é bom ter em mente que as visitas ao especialista devem ser realizadas com regularidade após os 40 anos.

A seguir lhe deixamos uma sugestão da frequência com que você deveria consultar um oftalmologista.

Mas isso é no caso de que você seja uma pessoa sem fatores de risco ou doenças oftalmológicas existentes que exijam uma avaliação mais permanente:

– Dos 40 aos 54 anos de idade: a cada dois a quatro anos.

– Dos 55 aos 64 anos: a cada um a três anos.

– Dos 65 anos em diante: a cada um ou dois anos.

Aviso ao leitor: Este é um artigo meramente informativo. Qualquer pergunta mais específica relacionada às cirurgias de presbiopia, tais como o preço, clínicas que realizam a operação, etc, devem ser dirigidas a um oftalmologista da sua região.



Bem, isso é tudo por hoje, esperamos que estas informações sobre a presbiopia ou vista cansada lhe sejam de bastante utilidade.

Gostou deste post? Compartilhe-o com seus amigos:
Share on Facebook0Tweet about this on TwitterShare on Google+0Pin on Pinterest0

Deixe o seu comentário

ATENÇÃO: antes de enviar a sua pergunta ou comentário, leia atentamente nossa Política de Comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *