Obesidade na adolescência

Atualizado: 05/02/2016

A obesidade na adolescência aumenta os riscos de morte por doenças crônicas na idade adulta, segundo estudo do Instituto Norueguês de Saúde Pública.

De acordo com os autores, distúrbios endócrinos, nutricionais e metabólicos, doenças cardiovasculares, câncer de cólon e doenças respiratórias são alguns dos problemas que podem atingir essas pessoas.

A obesidade na adolescência e seus riscos

As estatísticas mostram que a incidência de obesidade entre crianças e adolescentes vem aumentando em todo o mundo.

obesidade na adolescenciaNo entanto, segundo os pesquisadores, os efeitos a longo prazo, principalmente em relação aos riscos de doenças crônicas e mortalidade, são pouco conhecidos.

Para avaliar esses efeitos, o Instituto analisou dados colhidos de 227 mil adolescentes noruegueses com idades entre 14 e 19 anos, sobre peso e altura.

Durante um acompanhamento de 32 anos, os especialistas observaram quase 10 mil mortes, e compararam as causas de mortalidade entre pessoas com índice de massa corporal baixa, alta e normal.

Tanto os homens quanto as mulheres que tinham sobrepeso na adolescência apresentavam maior mortalidade pelos seguintes tipos de doenças:

– endócrinas,

– metabólicas,

– cardiovasculares,

– respiratórias,

– câncer de cólon.

Os autores do estudo escreveram no “American Journal of Epidemiology”:

“Nós descobrimos que o aumento nos graus de obesidade entre os adolescentes leva a um crescimento na taxa de mortalidade na meia idade por diversas causas importantes”.

Outros estudos têm mostrado que a prevalência do excesso de peso é quase a mesma (30,2%) para o sexo feminino do que para o sexo masculino (30,5%).

Muitos efeitos adversos na saúde estão relacionados com o excesso de peso verificado entre as crianças e adolescentes.

Alguns deles são: asma, diabetes tipo 2, hipertensão, complicações ortopédicas e apneia do sono.

Por outro lado, as implicações psico-sociais e a estigmatização resultante do excesso de peso podem ocasionar consequências gravíssimas entre os adolescentes que sofrem de obesidade.

Por estes motivos, a observação e acompanhamento mais rigorosos do peso das crianças e adolescentes passa ser um fator importantíssimo para a sua saúde atual e futura.

Esperamos que tenha gostado deste post sobre os perigos da obesidade na adolescência.

Gostou deste artigo? Ajude-nos a divulgá-lo:
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on Pinterest

Recomendamos que veja também:

Deixe aqui a sua pergunta ou comentário:

ATENÇÃO: antes de enviar a sua pergunta, leia atentamente nossa Política de Comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *