O que causa celulite e como eliminá-la

Atualizado: 06/07/2017

Neste artigo veremos primeiramente o que causa celulite e, no final, compartilharemos com você algumas dicas que vão lhe ajudar a resolver este problema.

Aproximadamente 90% das mulheres tem algum tipo de celulite, principalmente nas coxas, nos glúteos e nas laterais do abdômen.

Na realidade não existe apenas um fator desencadeante do processo que leva à formação dos furinhos, pois podem ser várias as causas da celulite.

Basicamente podemos citar a predisposição genética, a falta de exercícios apropriados e uma dieta rica em gorduras, entre muitos outros.

Entretanto, a maioria das vezes esses fatores se combinam e é impossível culpar exclusivamente um deles.

o que causa celuliteDescubra agora o que causa celulite

A continuação, relacionamos alguns dos principais fatores que podem levar ao desenvolvimento da temida e antiestética “pele de laranja”, prejudicando a estética, a saúde e a qualidade de vida da mulher.

– Hormônios descontrolados

Quando algumas glândulas produzem hormônios de forma descontrolada, podem provocar uma acumulação de líquido e toxinas no tecido conjuntivo, contribuindo para a formação da celulite.

– Má postura

Devido à má postura do corpo, a circulação pode não ser a adequada e a celulite poderá desenvolver-se mais facilmente.

Um bom número de mulheres com este problema apresenta uma excessiva curvatura para frente da parte inferior das costas e a área superior da pélvis.

Por este motivo, tanto a parte inferior das costas como a externa das coxas acabam suportando quase toda a tensão, tornando-se mais uma das causas da celulite.

Permanecer muito tempo de pé ou sentada com as pernas cruzadas e apertando as coxas, também dificulta a circulação, prejudicando as diversas camadas da pele.

– Fatores genéticos

A predisposição à celulite nas mulheres pode ser hereditária, já que estudos comprovam que o código genético determina o número de adipócitos (células de gordura) e os lugares onde ficarão localizados.

– Sobrepeso

Mesmo que existam mulheres magras com celulite, o sobrepeso é sempre um agravante e pode piorar a situação. Um aporte excessivo de gorduras modifica o tecido conjuntivo, deixando-o mais mole e favorecendo assim a aparição da celulite.

– Alimentação inadequada

Doces em geral, sal e alimentos gordurosos são um veneno para este problema. A alimentação errada é um dos principais fatores que levam à formação da celulite.

Causas indiretas da celulite

– Sedentarismo

A falta de movimentação dos músculos diminui a circulação sanguínea, reduzindo o fornecimento de nutrientes às células.

Da mesma forma, também prejudica a eliminação das impurezas, o que afeta negativamente o tecido conjuntivo.

– Prisão de ventre crônica

A prisão de ventre crônica pode agravar a celulite.

Os restos fecais não eliminados todo dia facilitam a absorção de substâncias tóxicas pelo sangue através do intestino, que acabam contaminando as células de todos os tecidos, inclusive o conjuntivo.

O que fazer para perder a celulite?

Na verdade não existe uma fórmula mágica contra a temida pele de laranja.

No entanto, uma dieta com pouca gordura e a prática de exercícios físicos são muito eficientes na sua redução.

A prática de exercícios aeróbicos pode ser importante para combater a celulite.

Contudo, para resultados mais visíveis, é fundamental que também sejam feitos exercícios de resistência para tonificar a musculatura.

Os músculos mais firmes fazem com que os tecidos fiquem com a superfície mais uniforme.

Por outro lado, se você quer combater ou reduzir a celulite e a gordura corporal mais rápido, siga os conselhos deste outro artigo

Bem, isso foi tudo por hoje. Esperamos que tenha achado úteis estas informações sobre o que causa celulite e que as dicas que compartilhamos lhe ajudem a resolver o problema.

Se desejar, deixe-nos seu comentário no formulário ao final da página.

Gostou deste artigo? Ajude-nos a divulgá-lo:
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on Pinterest
Loading...

Deixe aqui a sua pergunta ou comentário:

Antes de enviar uma pergunta, leia nossas Regras Para Comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *