A melhor dieta para emagrecer com saúde

Atualizado: 12/04/2017

A maioria já tentou alguma vez na vida reduzir a gordura corporal. Mas sempre fica a grande dúvida diante de tantas opções: qual a melhor dieta para emagrecer com saúde?

Acontece que nessa luta pela boa forma e peso adequado, infelizmente vale tudo!

Desde dietas miraculosas ou baseadas em mitos, até programas nutricionais focados no estilo de vida saudável e desenvolvido por grandes autoridades em nutrição.

No entanto, o resultado muitas vezes é o mesmo: alguns quilos a mais na balança, depois de ter tido um início bastante encorajador.

Qual a melhor dieta para emagrecer com saúde, preservando os músculos?

dieta para emagrecer com saudeA resposta para essa questão pode estar numa pesquisa realizada por especialistas da Universidade Harvard e publicada no The New England Journal of Medicine.

Este estudo concluiu que, o que determina se a pessoa vai emagrecer ou não, é a quantidade total de calorias que ela ingere na sua dieta.

Ou seja, o emagrecimento só ocorrerá se houver um balanço energético negativo, quando o consumo de calorias dos alimentos for menor do que o gasto de energia.

Sabendo que todas as dietas que promovem uma redução de calorias vão resultar numa diminuição de peso, resta entender o porquê algumas pessoas obtêm ótimos resultados enquanto outras vão passar a vida inteira lutando contra a balança.

Uma das chaves para o sucesso neste ponto parece ser a consistência e persistência na dieta. Para isto, o acompanhamento de um bom profissional pode ser fundamental para você ter um bom resultado.

Só a adoção de uma boa dieta para perder peso parece não ser o suficiente. Pessoas que reduziram seu peso e suas medidas de forma expressiva costumam relatar que dificilmente conseguiriam essa vitória sozinhas.

Elas contaram com apoio nos momentos mais difíceis, além da motivação de alguém que estava realmente interessado no seu progresso.

Dicas de nutrição para perder peso com saúde

Como comentamos anteriormente, para perder peso é necessário que as calorias gastas estejam em maior quantidade do que as consumidas.

No entanto, é fundamental que você tenha algumas noções básicas de nutrição para que possa emagrecer sem perder a saúde.

Vejamos então, de uma maneira simples, como você pode diminuir a quantidade sem abrir mão da qualidade e quais as funções dos nutrientes no controle de peso.

– Macronutrientes

É importante olhar com atenção para os alimentos ricos em gorduras, que devem participar em quantidades menores na dieta, mas não podem ser eliminados completamente.

As proteínas também são fundamentais para um bom programa de emagrecimento. Sem elas a vida não seria possível.

É importante escolher alimentos ricos em proteína para incluir na sua dieta, mas que não tenham muita gordura animal na sua composição (carnes magras, peixe e leite desnatado, entre outros).

Por outro lado, os carboidratos são fontes de energia e devem estar presentes na dieta na sua forma mais complexa (os cereais integrais, por exemplo).

As fibras são excelentes para aumentar a sensação de saciedade de uma maneira saudável.

Sem dúvida é essencial então que você mantenha no seu cardápio um balanço adequado entre carboidratos, proteínas, gorduras e fibras. Se for necessário, ajuste as suas receitas para garantir que isto aconteça.

– Micronutrientes

Quanto aos micronutrientes, deve-se manter o aporte correto de vitaminas e minerais.

Estes nutrientes não contêm calorias e são elementos fundamentais em inúmeros processos biológicos dentro do organismo.

A falta deles nas dietas de emagrecimento pode levar a várias deficiências que podem se agravar com o tempo.

Os micronutrientes são a chave de todos os processos que acontecem no corpo.

Eles trabalham bem próximos a outros elementos nutricionais para fazer com que os processos metabólicos ocorram de forma correta. Desde colaborar na produção de energia dos carboidratos, proteínas e gorduras, atuar na criação de novas proteínas, na construção de ossos fortes e saudáveis, até auxiliar o raciocínio.

Uma dieta balanceada em macronutrientes e com o consumo adequado de vitaminas e minerais faz toda a diferença para a saúde.

Mitos e verdades

Para finalizar, gostaríamos de compartilhar alguns mitos e verdades sobre as dietas para emagrecer:

Mitos:

  • Comer carboidratos à noite engorda;
  • Pular refeições emagrece;
  • Cortar carboidratos é ideal para emagrecer.

Verdades:

  • O que engorda é comer calorias em excesso;
  • Fazer 3 refeições principais e lanches intermediários ajuda a emagrecer;
  • O que emagrece é diminuir o total de calorias da dieta e não restringir nenhum nutriente.

Lembre-se que emagrecer de forma inteligente é emagrecer com saúde. Adote um estilo de vida saudável, uma boa dieta, pratique atividades físicas regularmente e atinja seus objetivos de peso e boa composição corporal.

Bem, isso foi tudo por hoje. Esperamos que você tenha gostado destas informações sobre como fazer uma boa dieta para emagrecer com saúde.

Gostou deste artigo? Ajude-nos a divulgá-lo:
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on Pinterest

Deixe aqui a sua pergunta ou comentário:

ATENÇÃO: antes de enviar a sua pergunta, leia atentamente nossa Política de Comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *