Como tratar unha encravada em casa

Atualizado: 18/05/2017

No presente artigo, te explicaremos como tratar unha encravada na tua própria casa, contudo, antes te daremos algumas informações que consideramos importantes.

Este desagradável problema, denominado onicocriptose na linguagem médica, acontece quando a borda da unha entra na pele do dedo, causando como principais sintomas dor, vermelhidão e inflamação.

Se as unhas afetadas não forem tratadas a tempo e da forma apropriada, pode ocorrer infecção e neste caso será necessário fazer um tratamento médico.

Em alguns casos pode acontecer nas unhas das mãos, entretanto é muito mais frequente nos dedos dos pés, por isso é justamente deles que trataremos hoje.

Causas das unhas encravadas

A unha do pé encravada pode ser o resultado de muitos fatores, mas os sapatos apertados, que causam pressão adicional nos dedos, representam uma das causas mais comuns.

Se você costuma caminhar com muita frequência ou participa de provas de atletismo, um calçado apertado demais pode causar esse problema.

Além demais, algumas deformidades do pé podem colocar uma pressão extra sobre os dedos, assim como o esmagamento de um dedo ou outras lesões também podem levar a ter unhas encravadas.

Por outro lado, as unhas que não são devidamente cuidadas podem ficar encravadas:

– Quando as unhas dos pés são cortadas demais ou as bordas ficam arredondadas em vez de retas, a unha pode enrolar-se para baixo e crescer dentro da pele.

– Rasgar os cantos das unhas ou puxar a pele das bordas pode fazer com que as mesmas fiquem inflamadas.

Veja agora como tratar unha encravada de forma caseira

Os procedimentos e dicas a seguir lhe ajudarão a resolver o problema das unhas encravadas em casa, sem a necessidade de visitar um médico.

No entanto, isto será válido sempre e quando a pele em torno da unha estiver só inflamada, mas não tiver infecção.

1- Água oxigenada

Sendo um poderoso desinfetante, a água oxigenada melhora muito a pele ao redor da unha encravada. Isto alivia a dor da lesão e impede que ocorra uma infecção na pele e nos tecidos sob a unha.

Para fazer o tratamento, misture 100 ml de água oxigenada numa bacia com água normal e mergulhe o pé afetado nela por 15-20 minutos.

Repita o tratamento diariamente até que note melhoras na sua unha.

Você poderia aplicar a água oxigenada diretamente na unha usando uma bola de algodão, no entanto, há médicos que afirmam que a aplicação direta do peróxido de hidrogênio não diluído pode danificar o tecido da pele saudável.

2- Vinagre de maçã

O vinagre de maçã é um dos remédios caseiros mais úteis para tratar muitas doenças e pode ser usado para curar uma unha encravada.

Misture algumas colheres de sopa de vinagre de maçã numa bacia com água e mergulhe os pés por 15 a 20 minutos.

Se desejar, você também pode aplicar diretamente o vinagre sobre a lesão da unha.

Repita o tratamento diariamente até que a lesão melhore.

3- Vick VapoRub

Este gel à base de mentol é um excelente remédio para o tratamento das unhas encravadas.

O Vick VapoRub pode ser aplicado diretamente sobre a unha afetada.

Você vai sentir um rápido alívio da dor e perceberá a diminuição dos outros sintomas, assim como o aceleramento do processo de cicatrização.

4- Óleo de flor branca

Este óleo usado na medicina tradicional chinesa não é obtido, como o próprio nome indica, de uma flor branca.

Na realidade, é preparado com a mistura de vários óleos, entre os quais podemos mencionar o de eucalipto, lavanda e hortelã-pimenta.

A aplicação de algumas gotas do óleo ao redor da lesão de uma unha encravada melhora bastante o problema.

Segundo os especialistas, para fazer o tratamento, o óleo deve ser aplicado em torno da ferida e não diretamente sobre a mesma.

Precaução: tome cuidado para não ingerir o óleo e mantenha-o afastado dos olhos, boca e nariz.

como tratar unha encravada5- Óleo essencial de orégano

Este óleo essencial é considerado um agente natural antisséptico, antibacteriano e paliativo que proporciona alívio rápido dos sintomas, como a dor e a inflamação, causados por uma unha encravada.

O óleo de orégano misturado com azeite de oliva pode ser aplicado três vezes ao dia diretamente sobre a unha encravada.

Dicas para desencravar uma unha utilizando o sal de Epsom

O mencionado sal, cientificamente conhecido como sulfato de magnésio, é outro dos remédios caseiros que tem utilidade para diferentes fins.

Existem algumas discrepâncias em termos da sua eficácia no tratamento das as unhas encravadas. Mas o que sim é certo é que amacia a pele da área afetada, permitindo que seja mais fácil de remover uma unha encravada. Além demais, ajuda a evitar a infecção do pé.

– Prepare todos os acessórios necessários para o corte da unha com antecedência e coloque-os ao seu alcance: cortador de unhas, tesoura, pinça, algodão e gaze. Lembre-se de esterilizar os utensílios, fervendo-os por cerca de 3 minutos.

– Adicione um pouco de sal de Epsom numa bacia com água quente. Em seguida, mergulhe seu pé afetado na água e mantenha-o assim por 15 a 30 minutos. Repita o procedimento duas vezes ao dia até a unha ficar macia.

– Depois deste primeiro passo, seque bem o pé com uma toalha limpa e corte a unha reta.

– Com a ajuda de uma pinça levante a unha encravada e com muito cuidado coloque um pedacinho de algodão sob a mesma. Isto evitará a irritação e ajudará a prevenir a infecção do dedo. Em seguida, você deve cortar uma gaze e enrolá-la em torno do dedo.

– Deixe seus pés respirarem: não use meias e sapatos em casa. Desta maneira, seu pé ficará arejado e ventilado, evitando que a umidade nos pés seja o lugar perfeito para criar bactérias.

– Verifique regularmente a situação da unha inflamada e pelo menos uma vez ao dia troque o algodão. Se você mantiver a higiene, o problema será resolvido em no máximo duas semanas, assim que a unha tiver crescido. 

 

Considerações finais sobre como tratar unha encravada

Com certeza estas dicas lhe ajudarão a resolver o seu problema de unhas encravadas.

No entanto, se você notar infecção no dedo com a formação de pus, é melhor que vá ao médico. O profissional examinará a lesão e lhe prescreverá um tratamento, com medicamentos orais ou uma pomada, para que se cure rapidamente.

Nos casos mais graves, em que a infecção não cede com o uso de medicamentos, o médico pode recomendar que seja feita uma cirurgia de unha encravada. Este procedimento pode ser realizado no mesmo consultório.

Em nossos artigos também poderá encontrar dicas de remédios caseiros para micose de unha.

Bom, chegamos ao final de mais um artigo. Esperamos que estas dicas e informações sobre como tratar unha encravada com remédios caseiros lhe sejam de bastante utilidade para cuidar da saúde dos seus pés.

Gostou deste artigo? Ajude-nos a divulgá-lo:
Loading...

Deixe aqui a sua pergunta ou comentário:

Antes de enviar uma pergunta, leia nossas Regras Para Comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *