Como eliminar o stress

Existem várias formas de descontrair e relaxar depois de um dia particularmente agitado e estressante, mas o mais certo é que o dia seguinte trará mais do mesmo.

Daí a importância de saber como eliminar o stress, descobrindo sua raiz para eliminá-lo de uma vez por todas!




Uma revisão cuidada da sua vida e a alteração de alguns hábitos, podem eliminar grande parte das fontes de stress no seu cotidiano.

No entanto, sejamos realistas: uma vida sem stress é praticamente impossível.

O stress é uma resposta natural aos desafios da vida e uma vida sem desafios seria demasiado entediante. No entanto, grande parte do stress que existe nas nossas vidas é completamente desnecessário e pode ser facilmente eliminado.

Como eliminar o stress com 10 passos simples

Como eliminar o stress1 – Identifique as fontes do stress.
Este é o primeiro passo e o mais importante. Pare para pensar 5 ou 10 minutos sobre as coisas que tornam os seus dias e as suas semanas mais estressantes. Quais são as pessoas, as atividades, as tarefas ou as coisas que considera serem a raiz do mal.

Elabore uma lista das top 10 e veja o que pode ser eliminado de imediato. Para aquelas que não têm uma solução definitiva, procure formas de atenuá-las.

2 – Elimine obrigações desnecessárias.
A nossa vida está cheia de obrigações: começando pelas profissionais, passando pelas familiares, cívicas, tarefas domésticas, aquelas ligadas a instituições, associações ou paróquias e terminando nos passatempos, atividades desportivas, culturais e online, entre muitas outras.




Pese cada uma individualmente: a quantidade de stress que produzem versus o valor que retira de cada uma. Seja radical e faça o que tiver de fazer para eliminar aquelas que lhe proporcionam pouco valor e prazer.

3 – Faça agora!
Procrastinação é um hábito bastante comum hoje em dia: deixar para amanhã aquilo que pode ser feito hoje. Só que, ao deixar que os afazeres da sua vida se amontoem, você faz sua vida ficar mais estressada.

Desenvolva o hábito de “fazer agora” ou “tratar imediatamente” e mantenha tudo sob controle e em dia.

4 – Acabe com a desorganização.
Todos temos uma pontinha de desorganização dentro de nós. E a desorganização também é estressante – visualmente é horrível e se nos impede de encontrar as coisas que necessitamos, pior ainda!

Reserve um tempinho para se organizar: comece com o escritório e os mil e um papéis que lá abundam, passando progressivamente para as restantes divisões da casa.

5 – Pare de chegar atrasado.
Estar atrasado estressa qualquer um. Temos de correr para nos arranjarmos, correr para chegar ao sítio aonde já devíamos estar, enquanto nos estressamos durante todo o processo sobre estarmos atrasados.




Aprenda a chegar cedo, faça deste um novo hábito. Faça um esforço consciente e saia mais cedo. O resultado direto deste esforço é que dirigir vai ser muito mais prazeroso.

6 – Deixe de ser controlador.
Tentar controlar tudo e todos não funciona. Mesmo assim, tentamos fazer isso sabendo que não gera resultados e que os nossos níveis de ansiedade sobem assustadoramente.

É importante aprender a deixar as coisas fluírem naturalmente, respeitar a forma como as outras pessoas fazem as coisas, aceitar o desfecho das diferentes situações que povoam a nossa existência. A única coisa que realmente pode controlar é você próprio.

7 – Uma coisa de cada vez.
Executar, em simultâneo, múltiplas tarefas pode parecer produtivo, mas na realidade torna-nos mais lentos na medida em que não conseguimos concentrar-nos o suficiente numa só tarefa para poder concluí-la.

Entretanto, ficamos estressados. Faça apenas uma coisa de cada vez e aprenda a delegar.

8 – Elimine os “suga-energias”.
Se já parou para analisar a sua vida, provavelmente descobriu algumas coisas que lhe sugam a sua preciosa energia. Existem certas coisas na vida que são mais exaustivas que outras e com a desvantagem que não têm qualquer valor acrescentado.

Saiba quais são e faça um ‘delete’ permanente. O resultado? Mais energia e mais felicidade.

9 – Evite as pessoas difíceis.
Sabe exatamente quem são. Sim, diretores, colegas de trabalho, clientes, vizinhos, até alguns amigos e familiares – aquelas pessoas que tornam a sua vida mais complicada.

Poderia sempre confrontá-los e discutir as desavenças, mas isso seria ainda mais estressante. O mais fácil é simplesmente evitá-las.

10 – Simplifique a sua vida.
Tornar mais simples as suas tarefas diárias, as suas obrigações, a quantidade de informação que registra, a sua casa e muitas outras coisas que preenchem a sua vida implicará uma redução significativa no seu nível de stress.

Fonte principal: estadozen.com



Esperamos que tenha gostado destas dicas sobre como eliminar o stress definitivamente.

Gostou deste post? Compartilhe-o com seus amigos:
Share on Facebook0Tweet about this on TwitterShare on Google+0Pin on Pinterest0

Deixe o seu comentário

ATENÇÃO: antes de enviar a sua pergunta ou comentário, leia atentamente nossa Política de Comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *