Cálcio e vitamina D ajudam a emagrecer

Um novo estudo sobre emagrecimento revelou que pessoas que consumiram mais alimentos com alto conteúdo de cálcio e vitamina D perderam mais peso do que aquelas que consumiram pouco ou nada desse tipo de alimentos.

O mencionado estudo foi conduzido pela Universidade Ben-Gurion (BGU) do Negev, em Israel, e publicado no American Journal of Clinical Nutrition.




Independentemente da dieta, os participantes com a maior ingestão diária de cálcio – o equivalente a 580 mg – perderam cerca de 6 kg ao fim de dois anos.

Em comparação, os voluntários com a menor ingestão diária – cerca de 150 mg ou metade de um copo – perderam apenas 3,5 kg em média.

calcio e vitamina DMaior ingestão de Cálcio e Vitamina D ajuda a emagrecer

Além do cálcio, os pesquisadores descobriram que os níveis de vitamina D no sangue também interferiram no sucesso da perda de peso.

A presença do composto no organismo era maior entre aqueles que perderam mais peso.

O estudo confirmou ainda trabalhos anteriores que afirmavam que pessoas com sobrepeso têm níveis mais baixos de vitamina D no sangue.




Participaram da avaliação mais de 300 homens e mulheres com sobrepeso, com idades entre 40 e 65 anos, durante 24 meses.

O estudo levou em conta três tipos de dieta: a mediterrânea, a de baixo teor de gordura e a de baixo nível de carboidratos.

Toda a investigação foi conduzida pelo Dr. Danit Shahar, do Centro de Saúde e Nutrição S. Daniel Abraham, da BGU, e da Faculdade de Ciências da Saúde.

Segundo o Dr. Shahar, já se sabia que pessoas com excesso de peso apresentam menores níveis de vitamina D.

No entanto, este é o primeiro estudo que mostra que o índice realmente aumentou entre as pessoas que emagreceram.

Esse resultado permaneceu durante os dois anos em que a pesquisa foi realizada, independentemente do tipo de dieta que os voluntários seguiram, entre as três mencionadas anteriormente.

A vitamina D aumenta a absorção de cálcio no sangue e pode ser obtida por meio da exposição solar, ingestão de leite fortificado, peixes, ovos e suplementos.




A exigência diária recomendada de vitamina D é encontrada em quatro copos de leite, por exemplo.

O estudo teve o apoio do Ministério da Saúde, do Conselho de Laticínios e da Secretaria de Desenvolvimento Científico de Israel, da Fundação Alemã de Pesquisa e da Fundação de Pesquisa Dr. Robert C. Atkins e Veronica Atkins.



Esperamos que tenha gostado deste post sobre como o cálcio e vitamina D ajudam a emagrecer.

Gostou deste post? Compartilhe-o com seus amigos:
Share on Facebook0Tweet about this on TwitterShare on Google+0Pin on Pinterest0
3 Comentários

Deixe o seu comentário

ATENÇÃO: antes de enviar a sua pergunta ou comentário, leia atentamente nossa Política de Comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *