Os benefícios da linhaça dourada

A linhaça é um alimento muito popularizado por suas propriedades nutricionais e porque pode ser utilizada como um suplemento para a redução do peso.

É uma semente rica em fibra, antioxidantes e a melhor fonte vegetal de Ômega 3.




A linhaça é obtida a partir da planta do linho e no mercado pode ser obtida em várias apresentações, como óleo, tabletes, moída e inteira.

A melhor maneira de aproveitar seus benefícios é moída, pois o óleo se oxida rapidamente, devido ao seu elevado teor de gorduras insaturadas e a semente inteira é muito difícil de ser digerida.

beneficios da linhaça douradaO melhor mesmo é comprar a semente de linhaça inteira e moê-la em casa, pois dessa maneira é possível ter certeza da qualidade e a quantidade consumida.

A linhaça moída pode ser adicionada em saladas e outros alimentos, ou ser dissolvida em água ou sucos, que preferencialmente devem ser bebidos em jejum.

Também pode ser usada em receitas:

– como substituto do ovo – uma colher (sopa) de linhaça e três de água para cada unidade;




– como substituto da gordura – três colheres (sopa) de semente de linhaça e duas de água para cada colher (sopa) de manteiga.

A semente de linhaça moída reduz os tempos de cozimento, além de ser resistente às altas temperaturas.

Benefícios da linhaça dourada

Estima-se que, devido às condições climáticas do Canadá, a linhaça dourada desse país tenha melhores qualidades nutricionais que outros tipos da semente, especialmente o seu aporte de Ômega 3.

A linhaça é rica em fibras, tanto solúveis quanto insolúveis.

A fibra solúvel ajuda a regular a pressão arterial e os níveis de glicose na corrente sanguínea; é associada também com a prevenção da diverticulite (inflamação dos divertículos do cólon) e o câncer de próstata.

A fibra insolúvel, além de ajudar no movimento do intestino, serve de alimento para a flora bacteriana, o que favorece a digestão, melhorando a absorção dos nutrientes.




Ômega 3 contido na semente da linhaça é considerado um ácido graxo essencial, pois não pode ser sintetizado a partir de outros alimentos pelo corpo humano.

A linhaça também tem componentes chamados lignanas, fitoquímicos que combatem os radicais livres, fornecendo ao corpo seus efeitos antioxidantes e anticancerígenos.

Nutricionalmente, a linhaça é rica em vitaminas do complexo B, magnésio e manganês.

Tem também quantidades significativas de fósforo e tiamina. Só duas colheres (sopa) de semente de linhaça fornecem 8% da fibra dietética recomendada, enquanto contém apenas 74 calorias.

Usos medicinales y terapêuticos

Um dos usos mais comuns da linhaça é como um remédio natural para tratar a congestão intestinal, mas deve ser tomado com bastante água, senão pode ter o efeito contrário ao esperado. Como a sua ação é mecânica, não é irritante para o estômago.

Também pode ajudar a tratar a diverticulite na sua fase inicial, mas se estiver muito avançada ou se abusar da dosagem pode ser contraproducente.

A linhaça pode ser um bom complemento de uma dieta de desintoxicação, ajudando a evacuar o intestino grosso mais facilmente.

É utilizada para diminuir o colesterol e para promover a regeneração celular.

Estudos sugerem que pode ajudar a prevenir a formação de coágulos sanguíneos, o AVC e a arritmia cardíaca.

Seus flavonoides têm se mostrados úteis para ajudar a tratar os sintomas da menopausa, como as alterações do humor, as ondas de calor e a perda da libido.

Além disso, sua mucilagem é benéfica para a gastrite e a irritação da garganta.

Também é recomendado para o tratamento do hirsutismo (crescimento de pelos faciais ou corporais em excesso) e outros transtornos causados pelo excesso de testosterona.

Por outro lado, os eicosanoides da linhaça têm sido vinculados em algumas pesquisas à batalha contra o câncer de mama, a endometriose e os cistos ovarianos.



Bem, isso foi tudo por hoje, esperamos que estas informações sobre os benefícios da linhaça dourada lhe sejam de bastante utilidade.

Gostou deste post? Compartilhe-o com seus amigos:
Share on Facebook0Tweet about this on TwitterShare on Google+0Pin on Pinterest0

Deixe o seu comentário

ATENÇÃO: antes de enviar a sua pergunta ou comentário, leia atentamente nossa Política de Comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *