Os benefícios da atividade física para a saúde

Atualizado: 29/06/2017

Todos nós sabemos que devemos fazer exercícios, mas na realidade, quais são os benefícios da atividade física para a saúde?

Não há hora melhor para tornar-se ativo(a) do que agora. Independentemente da idade ou habilidade física, quase todas as pessoas podem usufruir os benefícios de saúde adicionando a prática de exercícios nas suas rotinas diárias.

A maioria de nós sabe que o exercício é um excelente caminho para impulsionar um programa de perda e controle de peso.

Mas engajar-se em um nível moderado de atividade física diária também pode ajudar a manter os ossos e os músculos fortes, reduzir o estresse e de forma geral melhorar sua qualidade de vida.

Benefícios da atividade física para a saúde

Quer você goste de uma caminhada matinal rápida para começar o dia ou um jogo de tênis com um amigo, a dica é simples: fique ativo(a) e permaneça ativo(a).

Conheça agora os principais benefícios da atividade física para a saúde

Os benefícios à saúde trazidos pelos exercícios são infindáveis; seguem abaixo alguns deles para motivá-lo(a) a se manter em movimento:

1. Ossos e músculos mais fortes

Estudos clínicos têm demonstrado que a atividade física regular é uma das melhores formas de se manter a saúde óssea.

O levantamento de peso ou os exercícios aeróbicos, tais como a caminhada, corrida ou a utilização de faixas de resistência, são de grande ajuda na preservação da massa óssea.

Este é um componente crítico na redução do risco das condições de enfraquecimento ósseo que ocorre com a idade e torna uma pessoa suscetível a fraturas.

As atividades de levantamento de peso são benéficas também na construção de massa muscular, dando um suporte extra à saúde dos ossos.

Além disso, os músculos queimam mais calorias e ajudam você a manter um peso saudável.

Músculos e ossos fortes melhoram seu equilíbrio, força e coordenação, o que pode reduzir o risco de quedas e fraturas ósseas.

Um profissional da saúde ou de educação física pode ajudá-lo a encontrar um exercício de levantamento de peso adequado para você.

2. Redução do estresse e melhora do estado de ânimo

Você está precisando liberar a tensão depois de um dia estressante? Um treino no ginásio ou uma caminhada de 30 minutos pode ajudá-lo(a) a se acalmar.

Estudos clínicos têm demonstrado que a atividade física regular pode ajudar muito o corpo a lidar com as situações estressantes.

O exercício libera endorfinas no corpo, as quais produzem sensação de relaxamento e bem estar. Uma caminhada rápida ou exercício leve pode ser justamente aquilo que irá acalmá-lo(a) após um dia estressante.

Você também terá uma melhor aparência e se sentirá melhor ao exercitar-se regularmente, o que pode aumentar a sua confiança e melhorar sua autoestima.

A atividade física regular pode até mesmo ajudar a prevenir a depressão.

3. Administração do peso

Evitar o sedentarismo, engajar-se em mais atividades físicas e queimar mais calorias do que você consome são requisitos fundamentais para emagrecer e controlar o peso.

Mas você nem sequer precisa gastar um monte de tempo para isso.

Pegue as escadas em vez do elevador, caminhe durante a sua pausa para o almoço, desligue a TV e vá dar um passeio de a pé.

Embora isso não envolva um grande esforço, a atividade acumulada ao longo do dia lhe ajudará a queimar calorias.

Além disso, adotar uma dieta equilibrada, com calorias controladas, rica em verduras, cálcio e proteína, não somente ajuda a manter o peso, mas também ajuda na manutenção da saúde óssea.

Obviamente, ter um estilo de vida ativo e fazer refeições saudáveis com frequência pode ser um verdadeiro desafio.

Substitutos parciais de refeição, lanches saudáveis, bebidas com baixo teor calórico e suplementos nutricionais são opções convenientes e deliciosas.

4. Aumento do nível de energia

A atividade física fornece oxigênio e nutrientes aos tecidos.

De fato, os exercícios regulares ajudam na circulação do sangue, portanto, permitem que o organismo trabalhe de uma forma mais eficiente.

Quando o coração e os pulmões trabalham melhor, você consegue ter mais energia para fazer as coisas e curtir melhor a vida.

5. Melhora do sistema cardiovascular

A atividade física regular pode ajudar a prevenir – ou controlar – a pressão arterial elevada

Seu nível de colesterol também será beneficiado, pois aumentará o colesterol bom (HDL), enquanto diminuirá o ruim (LDL), além dos triglicéridos.

A atividade física também ajuda a manter um melhor fluxo do sangue, pois reduz o acúmulo de placas nas artérias.

Tem mais: pode ajudar a prevenir certas doenças crônicas como a diabetes tipo 2.

6. Melhora da qualidade do sono

Uma boa noite de sono pode melhorar a sua concentração, a produtividade e o humor.

A atividade física pode ser a chave para um sono melhor. Pode lhe ajudar a dormir mais rápido e aprofundar seu sono.

Há uma ressalva, no entanto. Se você se exercitar muito perto da hora de dormir, poderá ter dificuldades para conciliar o sono. É melhor por tanto, exercitar-se durante o dia.

Bem, isso foi tudo por hoje, esperamos que tenha gostado destas informações sobre alguns dos principais benefícios da atividade física para a saúde.

Muito obrigado pela sua visita e, se desejar, deixe-nos seus comentários ao final da página.

Gostou deste artigo? Ajude-nos a divulgá-lo:
Loading...

Deixe aqui a sua pergunta ou comentário:

Antes de enviar uma pergunta, leia nossas Regras Para Comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *