Alimentos que dão energia e disposição

Atualizado: 06/10/2016

Você está cansado(a) e com vontade de ir para casa o mais rápido possível mas ainda faltam várias horas para terminar o seu dia de trabalho?

Esqueça as bebidas energéticas, pois normalmente são cheias de açúcar. Depois que passa o seu rápido efeito, o cansaço e a indisposição podem voltar em dobro.

Em vez disso, invista em certos alimentos que dão energia e disposição para que possa enfrentar o seu dia da melhor forma possível.

Conheça os alimentos que dão energia e disposição

Alimentos que dão energia e disposiçãoVeja a continuação quais são estes alimentos que dão mais disposição e inclua-os na sua dieta diária.

A carne de peru, o guaraná e o café merecem destaque entre os alimentos que garantem energia física e mental.

Por outro lado, os cereais integrais, grupo de alimentos composto por grãos como o arroz, o trigo, o milho, o centeio e a aveia, contêm carboidratos e fibras.

Esta dupla garante níveis estáveis de açúcar no sangue, evitando sintomas de fraqueza e picos de fome.

Quando consumidos nas porções adequadas, estes alimentos tendem a ser absorvidos pelo organismo de forma gradual, proporcionando energia e disposição durante muito mais tempo.

Por exemplo: pães (duas fatias), grãos (1/2 xícara), barra de cereal (uma unidade) e biscoitos (três unidades).

Além demais, quando o carboidrato está disponível no sangue de forma constante, ele mantém estável o neurotransmissor do bem estar: a serotonina.

Isso nos deixa mais felizes, pois colabora com o controle do estresse e da ansiedade e com a manutenção do bom humor.

Mas é preciso escolher bem o tipo de carboidrato que você vai ingerir.

Comer muito pão branco ou outros alimentos refinados em excesso pode gerar o efeito contrário: um estado de euforia que passará muito rápido.

Isto ocorre pela alta ingestão de açúcar de uma vez só, seguido por uma grande queda de energia devida ao grande esforço que o organismo deverá fazer para metabolizar toda essa glicose.

Entre as frutas que dão energia, podemos mencionar especialmente a banana, a manga e a pera, que são boas fontes de carboidratos.

Alimentos que dão mais disposição mental

Já os alimentos que estimulam a atividade cerebral trabalham por outros mecanismos.

Eles atuam no sistema nervoso central mantendo-o em estado de alerta.

A cafeína, composto químico presente no café, no guaraná e em alguns tipos de chá (como o chá verde), é um dos principais elementos para este estímulo.

No entanto, se for consumida em excesso, pode prejudicar o sono, então cuidado com o café à noite.

Os alimentos ricos em proteínas, ao serem digeridos liberam aminoácidos que também contribuem de forma diferente para dar energia ao corpo e deixá-lo em alerta.

A tirosina, um aminoácido presente no frango, peru, peixe, amêndoas e amendoim, deixa nosso organismo mais ativo e melhora o humor, entre outros benefícios.

Entretanto, o triptofano, um aminoácido proporcionado pelos peixes, peru, nozes, castanhas, aveia, linhaça e chocolate amargo, auxilia na produção de serotonina, um neurotransmissor que contribui para um bom sono, essencial para ter mais disposição no dia seguinte.

Para conseguir energia física e mental de maneira constante, invista em uma dieta saudável e em boas horas de sono e lazer.

Lembre-se que um corpo bem disposto não é reflexo somente do bem estar físico, mas também mental e espiritual.

Esperamos que estas informações sobre os alimentos que dão energia e disposição lhe sejam de bastante utilidade.

Gostou deste artigo? Ajude-nos a divulgá-lo:
Share on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Pin on Pinterest

Deixe aqui a sua pergunta ou comentário:

ATENÇÃO: antes de enviar a sua pergunta, leia atentamente nossa Política de Comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *