A importância dos sais minerais e as vitaminas

É fundamental conhecer a verdadeira importância dos sais minerais e as vitaminas.

Estes nutrientes desempenham um papel essencial no metabolismo e são necessários para o crescimento e bom funcionamento de todas as células do corpo humano.




Como não são produzidos pelo próprio organismo, devem estar presentes na nossa alimentação diária para evitar deficiências.

Os micronutrientes participam de forma decisiva em uma grande variedade de processos biológicos, de forma que a ação e função de cada um deles são específicas para a nossa saúde.

sais minerais e vitaminasApenas para citar alguns exemplos:

– o cálcio é vital para a saúde dos ossos;

– o ferro ajuda a prevenir anemia;

– as vitaminas A, C e E são poderosos antioxidantes que protegem as células contra a ação danosa dos radicais livres.

Conheça a importância dos sais minerais e as vitaminas

Uma pessoa para ser saudável deve aderir a uma alimentação variada e colorida.




Os últimos estudos comprovam que as vitaminas e os minerais dos alimentos são suficientes para fornecer todos esses micronutrientes que o nosso corpo necessita.

No entanto, isto só acontece quando os alimentos são de boa qualidade e se ingerem nas quantidades diárias recomendadas.

As principais fontes de vitaminas e minerais são as frutas, verduras, legumes, o leite e as carnes.

Isto significa que tomar um bom café-da-manhã, almoçar e jantar corretamente, além de fazer lanches saudáveis nos intervalos entre as principais refeições, normalmente seriam algumas maneiras inteligentes de consumir todos os micronutrientes necessários.

No entanto, devido à rotina agitada que vivemos, infelizmente muitas vezes não temos o tempo necessário ou a disponibilidade para mantermos uma alimentação saudável e equilibrada.




A suplementação de micronutrientes é recomendada?

É por tudo isso que muitos especialistas em nutrição recomendam o uso de suplementos de vitaminas e minerais em conjunto com a boa alimentação e a prática regular de atividade física.

Quando usados como recomendado nos rótulos, esses suplementos asseguram que o organismo irá receber as quantidades necessárias dos nutrientes para uma rotina cheia de saúde e disposição.

Outra boa notícia é que as vitaminas e os minerais podem colaborar com a boa saúde e bem estar tanto se são ingeridas como quando são aplicadas na pele.

Ou seja, a saúde e a beleza da pele também podem ser maximizadas adotando cuidados com a exposição ao sol, o uso de filtro solar e com a ação de cremes contendo vitaminas A, C e E.

Para finalizar, nunca é demais reforçar que, assim como a carência de vitaminas e minerais causa doenças, o seu excesso também pode oferecer certos riscos para a saúde.

Por esse motivo, o uso dos suplementos não deve ser abusivo e sempre devem ser seguidas as orientações dos fabricantes, que constam nos rótulos dos produtos.

Faça uso desses nutrientes sempre ao seu favor e obtenha uma boa saúde por dentro e por fora.



Esperamos que tenha gostado deste post sobre a importância que tem os sais minerais e vitaminas para a nossa saúde.

Gostou deste post? Compartilhe-o com seus amigos:
Share on Facebook0Tweet about this on TwitterShare on Google+1Pin on Pinterest0
7 Comentários

Deixe o seu comentário

ATENÇÃO: antes de enviar a sua pergunta ou comentário, leia atentamente nossa Política de Comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *