Saiba quais os benefícios da cenoura

Muito conhecida por conter uma grande quantidade de vitamina A, essencial para os olhos, a cenoura também tem muitas outras propriedades e benefícios.

Na realidade, pode ser considerada um ótimo alimento funcional, pois também proporciona benefícios para a pele, cabelos, mucosas, ossos e sistema imunológico, além de prevenir doenças como úlceras, reumatismo e arteriosclerose.




Além da vitamina A, a cenoura ainda contém vitaminas do complexo B, que beneficiam o sistema nervoso, vitamina C, que estimula nossas defesas contra as doenças, e betacaroteno, um importante antioxidante.

Quais os benefícios da cenouraTambém contém sais minerais de importância primordial para a nossa saúde, como o cálcio, magnésio, ferro, cobre, zinco e iodo.

Quais os benefícios da cenoura?

Conheça a continuação os 15 principais benefícios da cenoura:

1- Previne doenças dos olhos: revitaliza e fortalece a retina.

A falta de vitamina A, pode provocar cegueira noturna, ressecamento nos olhos, espessamento de conjuntiva, disfunção dos canais lacrimais, opacificação da córnea, infecção e cegueira irreversível;




2- Ajuda na saúde da pele e dos cabelos. Evita eczema, ressecamento da pele, erupções, acne, má formação das unhas, foliculites, cabelos quebradiços e ásperos;

3- Protege contra infecções dos pulmões, brônquios, seios faciais, canais auditivos, boca, glândulas salivares, vagina, etc.;

4- Favorece o crescimento e desenvolvimento dos ossos;

5- Fortalece o sistema imunológico. Previne a supressão da produção de anticorpos induzidos por imunização, as deficiências do sistema imunológico humoral e celular.

6- É tônica, remineralizante, favorece a hemoglobina (transportador do oxigênio) e contribui para o equilíbrio ácido básico do organismo.

7- Aumenta a secreção do leite materno e tem ação sobre o crescimento.

8- Previne e combate a anemia.




9- Previne úlceras gastroduodenais, hemorragias gastrointestinais, regula a função intestinal tanto nas diarreias quanto na prisão de ventre, fortalece o fígado e as vias biliares;

10- É excelente para artrite, reumatismo, gota, icterícia, escorbuto, tumores em geral, deficiências ganglionares de natureza tuberculosa e debilidade geral.

11- O suco de cenoura é recomendado para a cura da úlcera gastroduodenal, podendo ainda ser misturada com espinafre, beterraba, pepino, alface ou aipo.

12- O caldo concentrado do cozimento de cenouras, ligeiramente adoçado com mel, cura a afonia e a tosse, combate os catarros, limpa as vias respiratórias e alivia ataques de asma.

13- Cataplasmas de cenoura acalmam as dores das inflamações e queimaduras nos dedos. Nas queimaduras, rale uma cenoura crua e aplique sobre a parte queimada.

14- Ainda pode ser usada para furúnculos, dermatoses e até para rugas. Pode ser usada ralada em cataplasmas ou como suco.

15- As folhas da cenoura são ricas em sais minerais, excelentes para fazer suco ou comer cruas nas saladas. Pode-se preparar uma loção de folhas frescas moídas, excelente para passar na pele.

Esperamos que tenha gostado deste post sobre quais os benefícios da cenoura.

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar



Salvar

Gostou deste post? Compartilhe-o com seus amigos:
Share on Facebook0Tweet about this on TwitterShare on Google+19Pin on Pinterest3
39 Comentários

Deixe o seu comentário

ATENÇÃO: antes de enviar a sua pergunta ou comentário, leia atentamente nossa Política de Comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *