Quais os benefícios da aveia, um alimento funcional

Os benefícios da aveia para a saúde são múltiplas, tornando-a um alimento funcional ideal para todas as idades e perfeito para quem procura uma sensação de bem-estar.

Pode ser considerado como um dos cereais mais completos que podemos ingerir nas nossas refeições, tanto seja no café da manhã, almoço, café da tarde ou janta.




A aveia é um cereal muito nutritivo: na sua composição podemos encontrar proteínas, minerais, vitaminas, carboidratos complexos e fibras insolúveis, essenciais para a manutenção da nossa saúde.

quais os benefícios da aveiaSaiba agora quais os benefícios da aveia

As fibras insolúveis que a aveia contém não se dissolvem na água nem na mastigação, servindo como um quelante das substâncias tóxicas.

Isto significa que ela se junta a estas toxinas, transportando-as para fora do organismo.

Desta maneira, auxilia no bom funcionamento intestinal e diminui a absorção do colesterol LDL (colesterol ruim), tendo efeito de proteção para o coração.




Além desses benefícios, as fibras insolúveis reduzem o risco de desenvolvimento de câncer de intestino.

Por outro lado, retardam o esvaziamento gástrico, tendo como resultado uma maior saciedade.

Quando entram em contato com a água, formam géis que tornam o bolo fecal maior e mais viscoso, evitando a prisão de ventre.

Além demais, esta característica das fibras faz com que ocorra uma menor absorção de algumas substâncias presentes no bolo fecal, como a glicose e o colesterol, devido a uma menor ação das enzimas digestivas.

Com a ingestão da aveia e outras fontes de fibras insolúveis, como o farelo de trigo, grãos integrais, nozes e cascas de fruta, a absorção das gorduras e a glicose presente nos alimentos se torna mais lenta, permitindo assim o controle dos triglicérides e a diabetes.

Uma dica para os pacientes diabéticos que querem ingerir um alimento com índice glicêmico alto, como a banana, por exemplo, é acrescentar uma colher de aveia para que sua absorção seja mais lenta na corrente sanguínea.

A aveia é um dos cereais com maior conteúdo de proteínas, nutrientes essenciais para a produção e desenvolvimento de novos tecidos no organismo.

Também é uma ótima fonte de gorduras insaturadas ômega 6, o que colabora para a redução do colesterol LDL.




Por outro lado, contém um alto nível de vitaminas e minerais, de modo que é essencial para uma alimentação saudável, tanto nos adultos quanto nas crianças.

Entre as vitaminas que contém, podemos mencionar algumas do complexo B, como a B5 e B6, além da vitamina E.

Seus principais minerais são: cálcio, manganeso, selenio, cobre, ferro, zinco e iodo.

A aveia também contém carboidratos complexos, que são aqueles de absorção mais lenta e que nos proporcionam a energia necessária durante muito mais tempo que os carboidratos simples.

Além de todos estes benefícios, devemos lembrar que os cereais também são essenciais para o crescimento das crianças, devendo estar presentes em boas quantidades nas refeições.

A recomendação de fibras na dieta varia entre 20 e 30 g por dia, sendo que esta quantidade pode ser adquirida através de uma alimentação rica em aveia e outros cereais integrais, além de frutas, legumes e leguminosas.

Caso seja possível, é importante o acompanhamento de um profissional especializado para personalizar a dieta de acordo com as necessidades individuais de cada pessoa.

Esperamos que tenha gostado deste artigo sobre quais os benefícios da aveia.

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar




Salvar

Gostou deste post? Compartilhe-o com seus amigos:
Share on Facebook0Tweet about this on TwitterShare on Google+4Pin on Pinterest0
7 Comentários

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *